top of page

VIVÊNCIA ASSENTAMENTO MILTON SANTOS- JULHO 2015

Nos dias 27 a 31 de julho de 2015, o grupo de TERRA ( Territórios Rurais e Reforma Agrária) realizou um Estágio Vivencial no assentamento de reforma agrária Milton Santos, localizado em Americana/SP. Participaram da vivência alunos integrantes do grupo TERRA e SAF (Sistemas Agroflorestais) ambos pertencentes ao Núcleo de Agroecologia da ESALQ “Nheengatu”.

 

A vivência teve como objetivo promover o contato de estudantes universitários com a realidade socioeconômica, política e cultural de um assentamento rural e, também, uma maior aproximação com as reais demandas dos trabalhadores assentados em áreas de reforma agrária. Desta forma, a intenção consiste em fortalecer e fomentar as ações dos grupos ligados ao Núcleo de Agroecologia no assentamento. É importante destacar que esses grupos já realizam diferentes projetos de extensão no assentamento. O grupo TERRA já há 10 anos acompanha os agricultores nos diferentes projetos, de acordo com a demanda dos assentados.

 

Assim, foram por exemplo realizadas oficinas sobre políticas públicas de interesse aos assentados. De sua parte, o grupo SAF procura desenvolver Projetos de Quintais Agroflorestais e, atualmente, auxilia no projeto SAF Horta da Embrapa e na implantação de um minhocário. Com a rotatividade dos alunos e a dificuldade de se trabalhar extensão na universidade, pouco se conhece sobre os assentados e pouco se convive com a realidade dos agricultores. Ainda assim, os grupos procuram meios para suplantar as dificuldades, mantendo visitas permanentes à comunidade assentada. É assim que somos recebidos de braços e coração aberto pelas agricultoras Igailda, Eleni, Vilma e Rosangela (Índia) na ocasião da vivência.

bottom of page